Você já pensou em se tornar síndico do seu condomínio, ou quem sabe, tornar-se um síndico profissional? A função caminha para se tornar uma profissão e tem atraído profissionais de diversas áreas. No entanto, hoje, ser um bom síndico profissional demanda preparo, habilidades específicas para lidar com as situações do dia a dia, interesse na gestão de convivência, noções básicas de administração e interação tecnológica e gestão de equipe.

Alguns síndicos se destacam no mercado, por possuírem bons hábitos que fazem toda a diferença na gestão do condomínio. Como dicas boas merecem ser compartilhadas, apresentamos alguns hábitos importantes para a qualificar sua gestão.

  • Organização

Os síndicos lidam com diversas demandas, é essencial saber
de quem cobrar o que deve ser feito em cada área.

Dica: Faça um checklist com todas as ações que precisam ser
tomadas periodicamente, ações que devem ser tomadas pela administradora e prestadores de serviços. Marque tudo que já foi feito e direcione a atenção ao que ainda precisa ser executado. Dessa forma fica fácil de acompanhar a entrega
das demandas.

  • Trabalho em Equipe : O condomínio depende do trabalho de várias pessoas, corpo diretivo, zeladoria, portaria, limpeza, etc. Se relacionar bem com todos os funcionários, facilita a execução de medidas e cumprimento das tarefas diárias.
  • Dica: Acompanhe de perto os funcionários, promova treinamentos para a equipe e a integração de todos. Essa é uma forma de aproximar e valorizar as pessoas que fazem o condomínio todos os dias.
  • Trabalhe online e offline: As ferramentas digitais são essenciais na gestão de um condomínio. Estar ligado nos serviços digitais oferecidos pela administradora, além de utilizar ferramentas comuns como e-mail, Whatsapp e redes sociais, deixam a gestão do condomínio muito mais ágil. No entanto, é fundamental ler a convenção do condomínio e todas as atas de assembleias.
  • Aprenda mais: A legislação, regras de convivência, boas práticas e tudo que engloba a gestão de um condomínio está em constante mudança e evolução. Por mais que os anos de experiência sejam importantes, a busca por conhecimento deve ser sempre um foco para o síndico que deseja se destacar. Nos últimos anos, algumas mudanças na legislação transformaram profundamente a gestão condominial, o eSocial, a Reforma Trabalhista e o Novo Código do Processo Civil são alguns exemplos.
  • Saiba conduzir assembleias: Conduzir bem uma assembleia é essencial para um super síndico. Para que tudo ocorra bem, o trabalho deve começar muito antes da data marcada, o síndico deve se preparar para os assuntos que serão abordados, entender as necessidades dos condôminos e ir para a assembleia disposto a ouvir e apresentar propostas para os temas em pauta.

Dica: Seja cordial e mantenha o jogo de cintura, durante a
assembleia algumas críticas podem ser disparadas pelos condôminos, e é muito importante que você responda todas elas com educação e esteja interessado nos assuntos e na construção de soluções para os problemas apresentados.

  • Esteja sempre um passo à frente: O super síndico deve estar sempre um passo à frente, novas tecnologias que facilitam o dia a dia do condomínio surgem a todo momento, é necessário estar sempre atualizado com as novidades para prover ao condomínio as melhores ferramentas e obter os melhores resultados possíveis na sua gestão.
  • Tenha objetivos :Um super síndico sabe exatamente onde quer chegar, sabe o que pode obter na sua gestão e se propõe sempre a cumprir seus objetivos com RESPONSABILIDADE.

Dica: Trace objetivos da sua gestão, mas utilize indicadores de qualidade para avaliar o seu trabalho. Também é importante ouvir a opinião dos condôminos, faça pesquisas de satisfação no condomínio, ouvindo as pessoas fica bem mais simples de executar o que elas esperam da gestão do síndico, evitando problemas futuros.

  • Priorize a boa convivência :O condomínio é um espaço para diferentes pessoas e culturas, o super síndico entende isso e incentiva a troca de experiências entre os moradores. No entanto, ele está sempre próximo o suficiente para resolver conflitos que possam ocorrer.
  • Seja craque na previsão orçamentária

A previsão orçamentária é um dos maiores desafios do síndico e ela deve ser seguida à risca. Cobrar, pagar despesas e prestar contas é o básico, o super síndico conhece tudo isso, e ainda conhece bem o histórico do condomínio, quanto mais ele conhecer as características do condomínio, melhor
será o planejamento dos gastos para o período.

  • Saiba se comunicar, seja transparente! Saber se comunicar é extremamente importante, mostre aos condôminos exatamente o que está sendo feito no condomínio.

Todo o condomínio precisa ter acesso às contas e tudo que
está sendo feito, afinal, os moradores pagam as contas do prédio e precisam ser informados de todos os gastos.

Oferecer formas de os condôminos acompanharem os gastos do condomínio é muito importante – esse tipo de ferramenta hoje é crucial para quem deseja prestar um bom serviço.

  • Tenha uma boa Administradora

Síndico(a) morador(a) ou profissional com boa gestão essencialmente precisa contar com uma Administradora também de sucesso. Transparência, eficiência na gestão dos recursos, assessoramento contínuo, eficiência no atendimento, agilidade e essencialmente, interesse irrestrito a vida condominial são fatores que definem as Administradoras como de sucesso. A parceria síndica (o) e administradora é fundamental já que os trabalhos se complementam e dependem da responsabilidade e da confiança de ambos. “Administradoras de sucesso são aquelas que assumem compromisso de respeito com cada Condomínio contratado e que desenvolvem ações de gestão inteligentes com simplicidade." , afirma Keila Bastos, uma das gestoras da IDEALLE ADMINISTRADORA.

 

Rua José Brandão, 135 • sala 03 • Barreiro
(esquina com a rua Barão de Coromandel)
Belo Horizonte • MG 

Atendimento

De Segunda a Sexta das 8h30 às 17h

  • (31) 3384 3700

Clique sobre o número
e chame pelo Whatsapp.