Ter janelas com rede de proteção para crianças em apartamento é fundamental para evitar acidentes. A falta desse objeto causou a morte de um menino de três anos de idade que caiu do 11° andar de um prédio em Fortaleza (CE).

O acidente aconteceu onde a criança morava com a família, na praia do Futuro. A varanda do apartamento não possui rede ou grade de proteção.

A Polícia Militar contou que a mãe da criança estava na cozinha quando a criança saiu de perto sem que ela percebesse e caiu da varanda do apartamento. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e a criança já estava sem vida quando a ambulância chegou.

A rede de proteção previne acidentes tanto com crianças quanto os animais. Além de objetos que podem ser arremessados sem intenção e podendo atingir alguma pessoa.

É importante colocar a rede com um material adequado, ter boa qualidade e ser bem instalada. O material deve ser aprovado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); feita em polietileno virgem, com fio 30/21 torcido; ganchos de aço galvanizados e acabamento também em polietileno; Instaladores experientes e bem treinados.

A instalação deve ser feita do lado de fora da janela. Em média, possuem uma durabilidade de 10 anos, porém, cada caso deve ser analisado, pois pode ocorrer da rede se rasgar e ser trocada antes do tempo.

Mesmo com a rede de proteção, a família deve ficar atendo a varanda, sempre.

Fonte: https://sindicolegal.com/seguranca-predial-e-a-importancia-da-rede-de-protecao/
Por: Geiseane Lemes – Redação Síndico Legal

Rua José Brandão, 135 • sala 03 • Barreiro
(esquina com a rua Barão de Coromandel)
Belo Horizonte • MG 

Atendimento

De Segunda a Sexta das 8h30 às 17h

  • (31) 3384 3700

Clique sobre o número
e chame pelo Whatsapp.